Comunicamos que no dia 12 de outubro de 2013, foi cremada a nossa querida professora Iza Ebe, que por vários anos dedicou sua vida a causa coletiva da educação Brasileira.
Como aposentada, ela comparecia a subsede do sindicato cotidianamente, instigava o debate educacional e era motivo de orgulho para os aposentados (as) e para os professores em geral.Foi educada nos colégios tradicionais da capital e fazia referência com orgulho aos seus mestres e aos alunos que sempre estava presente nas suas preocupações e memória pedagógica.
Ela publicou alguns livros de poesia, lecionava nas praças no Rudge Ramos e mesmo com a idade avançada sempre tinha um projeto novo e uma nova ideia para ser debatida entre os militantes e professores que ela sempre abordava no sindicato. Era exímia professora de arte, criativa, crítica e tinha fé na educação como um espaço fundamental na transformação da vida e das relações sociais dos educandos.
Fez amizades no sindicato e nas unidades escolares onde lecionou e era exemplo de uma aposentada ativa e persistente. Eu a admirava pela capacidade criativa de projetos inovadores que cotidianamente nos apresentava.
A vida relacional era fundamental a tal ponto que frequentemente criativa as inovações da fria tecnologia virtual. Ela será lembrada pelos seus inúmeros alunos, amigos e pela revista que será publicada brevemente pela apeoesp em homenagem a luta dos (as) dirigentes sindicais aposentados ao longo da existência da subsede da apeoesp de São Bernardo do Campo. Era apaixonada pela vida, pelo conhecimento, pela educação e pelas crianças e adolescente. Simbolicamente, sua despedida se deu no dia das crianças.
Professora IZA EBE, sempre presente!
Aldo Santos-coordenador da subsede da apeoesp-sbc. Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil e militante do Psol.