ESTAMOS REALIZANDO O CURSO PARA AS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS E LEGISLAÇÃO AOS SÁBADOS DAS 8H ÀS 17H NA DIRETORIA DE ENSINO.
OS ASSOCIADOS DEVIDAMENTE INSCRITOS, ESTÃO RECEBENDO MATERIAL A CADA AULA.
ABAIXO ESTAMOS DISPONIBILIZANDO AS RESENHAS / TEXTOS / LEGISLAÇÃO. AOS ASSOCIADOS.
EDUCADOR / DOCENTE
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(EDUCADOR) BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
FEDERATIVA DO BRASIL
– 1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214)
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(EDUCADOR) BRASIL LEI
Nº 8.069,
DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA
(Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69)
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(EDUCADOR) BRASIL.
LEI Nº 9.394,
DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDB
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(EDUCADOR) SÃO PAULO.
DECRETO Nº 55.588,
DE 17 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas
transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá
providências correlatas
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(EDUCADOR) CORTELLA, Mário Sérgio. A
escola e o conhecimento: Fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São
Paulo, Cortez, 2011.
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(EDUCADOR) LA TAILLE, Yves. DANTAS,
Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias
psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
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(EDUCADOR) MORIN, Edgar. Os sete
saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV,
p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.
http://youtu.be/ptITr1Zl9UQ
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(EDUCADOR) RIOS, Terezinha Azerêdo.
Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.
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(EDUCADOR) SAVIANI, Dermeval. Histórias
das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.
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(EDUCADOR) BRASIL.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1,
DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004);
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(DOCENTE) MOREIRA, Antonio Flavio
Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação &
Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38.
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(EDUCADOR) LUCKESI, Cipriano Carlos.
Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.
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(EDUCADOR) FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática
educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
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(EDUCADOR) FREITAS, Luiz Carlos de.
Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a
ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28.
n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007.
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(EDUCADOR) BRASIL.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1,
DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em
Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)
https://drive.google.com/file/d/0B_DVk_bTBB1ATTdzNHVTNlRvQ2s/edit?usp=sharing
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(DOCENTE) SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de
identidade: uma introdução às teorias do currículo. ed. Belo Horizonte: Editora
Autêntica, 2004.
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(DOCENTE) FREURI, Reinaldo
Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora
DPA, 2003.
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(EDUCADOR) SÃO PAULO.
DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo,
o regime de progressão continuada no ensino fundamental. (Indicação CEE nº 8/97
anexa)
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(EDUCADOR) SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino
Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE,
2012, p. 7-20.
Disponível em: \<http://www.rededosaber.
sp.gov.br/portais/EnsinoFundCicloII/Materiais/tabid/1044/ Default.aspx \>
Acesso em: 18 jul.2013.
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(EDUCADOR) BRASIL.
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)
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(DOCENTE) TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria
da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis:
Vozes, 2005.
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(DOCENTE) ABRAMOVAY, Miriam;
CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade.
Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
Disponível em: \<http://unesdoc.unesco.org/
images/0013/001339/133977por.pdf\> Acesso em: 05 jul. 2013.
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(EDUCADOR) TEIXEIRA, Anísio. A escola
pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de
Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p.3-27.
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(EDUCADOR) GATTI, Bernadete Angelina;
BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes
no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.
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(EDUCADOR) BRASIL Secretaria de
Educação Especial. Politica Nacional de Educação Especial na perpextiva da
educação inclusiva. Brasilia, MEC/SEESP, 2008
TEXTO NA ÍNTEGRA -
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(EDUCADOR) CARVALHO, Rosita Edler.
Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
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(EDUCADOR) BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
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(EDUCADOR) SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ
GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED,
2000.
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(DOCENTE) ZABALA, Antoni;
ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
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